Melhores filmes de guerra

Vejam abaixo a nossa lista para os 10 melhores filmes de guerra de todos os tempos, ao menos até hoje!

 

Resgate do soldado Ryan

Tudo começa com uma das cenas mais brilhantes do cinema, com o embarque do Dia D na Normandia! A realidade é a prioridade do filmes, não se negando a mostrar membros mutilados e muito sangue. O roteiro brinca conosco ao deixar odiar os personagens e adorar outros que no final, não sobrevivem durante o filme deixando-nos com raiva, mas ao mesmo tempo, lembrando que é um filme de guerra! Não tem como dizer mais nada, 3 horas que passam despercebidas de tão bom que é!

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0120815/

Curiosidades – Edward Norton recusou o papel do soldado Ryan / 40 barris de sangue falso foram utilizados na cena de batalha de abertura.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0120815/trivia

 

Platoon

Um dos primeiros papéis do Charlie Sheen e Johnny Depp mostra a guerra mais como uma ponte para a loucura e atos desumanos, sem contar a falta de confiança em seus colegas! Qualquer semelhança com “Apocalipse Now” não é mera coincidência, já que o pai de Charlie Sheen é o protagonista do filme.

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0091763/

 

Curiosidades – Filmado em apenas 54 dias.  / Keanu Reeves recusou o papel do soldado Chris Taylor.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0091763/trivia

 

A lista de Shindler

Um filme em preto e branco, uma única cena com outra cor (vestido vermelho da criança), personagens fenomenais e atuações incríveis, a direção? ah.. veja o filme.. Deixando todo o impacto para o final, definitivamente um dos finais mais emocionantes.

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0108052/

 

Curiosidades – O filme mais caro em preto e branco já feito até hoje. /O papel principal foi oferecido à Harrison Ford , mas recusou, dizendo que algumas pessoas não seriam capazes de olhar o passado dele como uma estrela e ver a importância do filme.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0108052/trivia

 

Fugindo do inferno- The great escape

Inesquecível as cenas de Steve Mcqueen brincando de beisebol na cela e as mil tentativas de fugas, que é o que diverte durante todo o enredo além dos ótimos personagens! É drama, é aventura, é comédia, é um dos únicos clássicos que vimos no mínimo 4 ou 5 vezes.

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0057115/

 

Curiosidades – As cenas da motocicleta não eram baseadas na vida real, mas foram sugestões de Steve McQueen. / A fuga na história real foi na noite de 24 de março de 1944, e o chão estava coberto de neve.

Veja mais curiosidades:http://www.imdb.com/title/tt0057115/trivia

 

Apocalypse Now

Martin Sheen e Marlon Brando no mesmo filme, já temos tudo para um sucesso, mas então temos Coppola para transformar o filme em uma biografia da loucura e das drogas na guerra! A narração de Martin Sheen, a atuação de Marlon Branco com 99% de improvisação (como sempre…) e toda a loucura do filme tornam-o uma ótima experiência, quem não pode esquecer da famosa frase “Adoro o cheiro de napalm pela manhã.”

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0078788/

CuriosidadesSteve McQueen foi o primeiro a recusar o papel do Capitão Willard. / Harvey Keitel foi então escalado como Willard. Duas semanas depois, o  diretor Francis Ford Coppola o substituiu por Martin Sheen.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0078788/trivia

 

O pianista

Dirigido por Roman Polansky, e tendo uma performance inacreditável por Adrien Brody, o filme mostra muito bem como foi a alteração da vida dos poloneses ricos, pobres, famosos ou não durante a ocupação alemã, a música traz o tom do filme, tendo uma cena muito boa do protagonista tocando para o soldado alemão mesmo desidratado morrendo de fome, realmente sentimos como é a fuga dele e a alegria por escapar.

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0253474/

Curiosidades- Adrien Brody emagreceu 14 quilos para fazer o papel / Para se aproximar do sentimento de perda necessário para desempenhar o papel, Adrien Brody se livrou de seu apartamento, vendeu seu carro, e não assistiu televisão.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0253474/trivia

 

A vida é bela

Uma atuação fenomenal do Roberto Benigni, além da direção! Acho que o que mais surpreende no filme é o próprio final, não vou falar o que acontece, mas realmente dá aquele susto, mas depois nos tranquiliza. A forma como o pai (Roberto) cuida do filho, inventando histórias para tornar a guerra uma brincadeira e mostrando a inocência do filho é genial.

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0118799/

 

CuriosidadesRoberto Benigni diz que o título vem de uma citação de Leon Trotsky. No exílio no México, sabendo que ele estava prestes a ser morto pelos assassinos de Joseph Stalin, viu sua esposa no jardim e escreveu que, apesar de tudo, “a vida é bela”. / A mulher de Guido no filme é interpretada pela esposa de Roberto Benigni.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0118799/trivia

 

O grande ditador

O melhor filme de Charles Chaplin, e uma das melhores cenas da história do cinema: o ator brincando com o globo como se o mundo fosse dele! Para fazer a cena do discurso Charles Chaplin estudou minuciosamente os discursos de Hitler, um texto muito bem escrito, que demonstra toda a humanidade que não só o personagem como o próprio ator/diretor/roteirista/compositor tinha! É simplesmente sensacional.

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0032553/

Curiosidades – O presidente Franklin Delano Roosevelt enviou um representante, Harry Hopkins, para encorajar Chaplin a fazer o filme. / Hitler considerava Charles Chaplin um dos melhores atores que já tinha visto, mesmo considerando ele um judeu.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0032553/trivia

 

Primavera para Hitler

Gene Wilder como nunca! Não é exatamente uma história de guerra, mas a história hilária da peça e a ridicularizarão de Hitler é o que marcam neste filme, lembrando que Mel Brooks fez também outros filmes criticando o nazismo como “Sou ou não sou?”. As trapalhadas de Gene Wilder e seu sócio, assim como a contratação de um louco apaixonado por Hitler, fazem a comédia ter um ritmo muito rápido e repleto de cenas hilárias. Vale a pena lembrar da refilmagem de 2005.

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0063462/

Curiosidades – Adaptado para um musical da Broadway de Mel Brooks, “Os Produtores” estreou no St James Theater em abril de 2001, com Nathan Lane como Bialystock e Matthew Broderick como Bloom. O musical de renome teve 2.502 performances e conquistou um recorde de 12 prêmios Tony. /Este é o primeiro filme dirigido por Mel Brooks.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0063462/trivia

 

Bastardos Inglórios

Típico Tarantino: longos diálogos e muito sangue! A cena inicial já é uma prévia do que veremos, um filme repleto de cenas extravagantes, ótimos roteiros e muita ação! Tarantino simplesmente pensou o que todos gostaríamos que acontecesse com o Nazismo e seu líder mais ambicioso! Outra obra prima de Tarantino, no qual ficamos com certeza com um gostinho de quero mais e que venha o próximo sucesso…

Ficha completa: http://www.imdb.com/title/tt0361748/

CuriosidadesLeonardo DiCaprio foi a primeira escolha para o Coronel Hans Landa, mas Quentin Tarantino decidiu, então, que um ator de língua alemã deveria desempenhar o papel. / A duração original do filme tem três horas e 10 minutos. Antes de sua primeira exibição pública, Quentin Tarantino e Sally Menke tiveram que cortá-la ao seu tamanho final (153 min), em dois dias.

Veja mais curiosidades: http://www.imdb.com/title/tt0361748/trivia

 

 

E tem mais:

Alexandre Neves

facebookgoogle pluslinkedin

Amante do cinema, publicitário, co-fundador da agência Même e UBICK. Editor e fundador do site: www.top10marketing.com.br


Sem Comentários

Deixe uma resposta